A WAVAC Áudio Labs. é uma marca Japonesa de Amplificação a Válvulas Single Ended única no mundo pela utilização de circuitos especiais que conseguem produzir potências até 150 Watts com apenas uma válvula de saída. Mr. Nobu Shishido o criador dos circuitos da WAVAC deixou-nos uma pérola muito especial. Os WAVAC não são amplificadores comuns... são mais rápidos, mais neutros, com graves mais controlados, mais puros que a grande maioria dos outros amplificadores Single Ended. Reproduzem a Música de uma forma tão especial que são intemporais. Quando se compra um WAVAC é para toda a vida!
" The transcendent pursuit is beauty and engineering is subjugated to that Lord and Master" Nobu Shishido (Wavac)
O que distingue a Wavac Audio Lab das outras Marcas de Amplificação Single Ended Mr. Kouichi Nobu Shishido foi um dos pioneiros e um dos mais importantes nomes dedicados à elevação máxima dos circuitos de Amplificação Single Ended. O País do Sol Nascente há já muito que descobriu a superioridade dos Circuitos SE e Shishido San foi talvez o maior criador e inovador a desenhar os seus Circuitos SE sempre em busca do inatingível e da beleza máxima no Som. Entre as suas inovações está o patenteado circuito o qual o denominou de “IITC” (inverted intertage transformer coupled), circuito esse que é utilizado pela WAVAC Audio Lab nos seus amplificadores.
We have been experimenting on what an amp can be as a form of art, sound-wise, design-wise, and construction-wise. We no longer see an amp as just a tool to produce sound but see it as a work of art in its entirety. You can say it’s a sculpture which also produces sound, if you like; an experimental proposal to the culture of future world of audio. The way it differs from just sculpture is that this sculpture has to be constructed in a way to improve sound also. So it's a delicate combination of art and technology.... Nobu Shishido Now, to be honest, I do not why IT (interstage coupling) offers better sound, nor do I know why a high value resistance, in the order of several kilo ohms, in the signal path tends to deteriorate sonic quality. Here our oriental culture differs from western in that we Orientals are less eager in analyzing "why it works" than finding out "what works and what not": a culture rooted on empirical study rather than analytical study. A good example is Chinese medicine which works but does not lend itself to western "scientific" analysis. SE amps would not have been accepted if one had insisted on "scientific" explanations. It is not, however, that we do not want to know "why". Nobu Shishido
Shishido San juntamente com Yuzuru Ito, o actual chefe técnico, formaram a WAVAC Audio Laboratory. A WAVAC é por isso o único fabricante que comercializa equipamentos de áudio a partir dos famosos circuitos criados por Nobu Shishido. Nobu Shishido com a sua arte penetrou em novas dimensões do SE nunca antes imaginadas. Nunca ninguém conseguiu desenvolver um Amplificador Single Ended com a famosa válvula RCA 833A para obter mais de 100 watts de Potência mas com a delicadeza e pureza que só um amplificador SE de baixa potência consegue produzir. Shishido San morreu em 1998 deixando um grande legado ao actual presidente da WAVAC. Ito San por sua vez tem vindo cada vez mais a aperfeiçoar os circuitos deixados por Nobu Shishido.
I have been involved with listening to live musical performances as a sound engineer for over 20 years. A live performance is similar to a living thing – We are never able to hear it again. However, I have been thinking how we could reproduce the real feeling and pure sound of live performance. As digital technology continues developing and evolving these days, the music industry is no exception and is also changing. However, I cannot find the sound I’m seeking there. Humans are performing and singing…and humans are listening with their ears. When I look for comfortable musical sound, I can’t find it in digital sound. “I want to listen to self-indulgent sound. I want to pursue and recognize the sound I am seeking” When I considered my concepts at the beginning of WAVAC, I went back to the starting point of analog sound as vacuum tubes. At that same time, I had a fateful meeting with the late Mr. Nobu Shishido who designed a new tube circuit. We developed new products by trial and error and but we were also blessed with wonderful chassis design and a supportive staff. Another blessing was many audiophiles all over the world have agreed with our concepts. WAVAC Audio Lab will continue our policy of seeking self-indulgent sound. Yuzuru Ito
Nobu Shishido e a WAVAC sempre falaram da importância de utilizar os melhores componentes electrónicos disponíveis no mercado para que os circuitos da WAVAC não ficassem limitados no seu quase infinito potencial porque os componentes podiam não estar à altura de circuitos tão ambiciosos e tão artisticamente evoluídos. Por isso a WAVAC sempre utilizou os melhores componentes de áudio como é o caso dos Tango os melhores transformadores Japoneses. Para além da utilização dos melhores componentes e materiais, a construção dos WAVAC é exemplar. Os chassis dos WAVAC são únicos no Mundo, construídos a partir de sólidos blocos de alumínio de aviação que depois são escavados e maquinados para alojar os circuitos de áudio. As válvulas são suspensas por sistemas elásticos avançados e desacopladas dos chassis por meio de partes em bronze, teflon e por meio da alta tecnologia Beta Gel para absorver as vibrações indesejáveis ás válvulas. Os suportes das válvulas são maquinados a partir de blocos em teflon e os contactos são em fósforo-bronze banhados a ouro! Toda esta sofisticada tecnologia para evitar as vibrações e a microfonia das válvulas que “coloram” o som, conseguindo-se assim um som ainda mais puro, neutro e rápido. Soma-se a tudo isto um design único, uma mistura do clássico e do tecnológico com os vidros curvos a protegerem as belíssimas válvulas! Ao contrário dos outros fabricantes que se basearam e copiaram os circuitos de Amplificação SE do princípio da história do Áudio, nomeadamente os circuitos da Western Electric, a WAVAC Audio Lab utiliza somente os circuitos únicos criados por Nobu Shishido, que para além do circuito “IITC” não possuem condensadores no percurso do sinal e utilizam válvulas tríodos de RF que permitem potências elevadas, neutralidade, velocidade e uma nova dimensão que os outros convencionais circuitos áudio não permitem. O som da WAVAC é um som muito especial, eu diria superior e etéreo e sem as normais fraquezas que os convencionais amplificadores SE podem ser criticados, como são a falta de extremos de frequência, som colorido, lentos com graves arrastados e pouco controlados. Os WAVAC não, são mais neutros, mais rápidos, mais puros e delicados, o som é simplesmente mais real do que os outros Amplificadores Single Ended! Praticamente todos os outros Amplificadores comparando com o som da WAVAC, soam coloridos, comprimidos, pouco delicados, lentos, distorcidos, sem extremos de frequência e artificiais pois introduzem o seu próprio som! Os WAVAC deixam passar o som e a música… não a tratam! Reúnem potência e delicadeza de uma forma única! Nenhum amplificador Push-Pull ou de saída paralela possui a naturalidade e a delicadeza da WAVAC! O som dos WAVAC é a ausência do seu som! São circuitos superiores de Áudio que deverão ser entendidos no futuro e que colocam a reprodução da Música em esferas nunca antes atingidas!
Luis Miguel Ambrósio
In my conversation with Nobu about the design goals of the WAVAC amplifiers he was clear in explaining his goal of integration between their physical beauty and their aural beauty, and this artistic wholeness is the aesthetic platform of Japanese art. So let me be plain about these amplifiers: they are works of art. Dr. Harvey Rosenberg