A SUPERIORIDADE DA AMPLIFICAÇÂO SINGLE ENDED Porquê que o Single Ended é a melhor forma de amplificação do Som Musical? Os circuitos de amplificação Single Ended a válvulas foram os primeiros na história do Som e do Cinema. Estes serviam para amplificar as grandes colunas Open Baffle e de Corneta que surgiram nos primórdios do Cinema Sonoro em diferentes lugares do Mundo. As Western Electric na América, as Klangfilm na Alemanha, as Vitavox em Inglaterra são alguns dos melhores exemplos dos grandes sistemas de som alguma vez fabricados! Bastavam os 3 a 10 watts de potência dos amplificadores SE para encher de som uma sala para 500 ou mais pessoas. A altíssima qualidade destes primeiros equipamentos torna-os únicos e hoje são peças de culto que não têm preço no círculo dos conhecedores e apreciadores. Porquê que será?...
A amplificação SE é a forma mais simples e mais pura de amplificar o sinal musical. Apenas com uma válvula de saída se amplifica todo o sinal em fase, sem o manipular, sem destruir a sua coerência e sem introduzir distorções de fase. A amplificação Push-Pull que aparece mais tarde na história do Áudio, visava obter unicamente mais potência de saída, possui e necessita de duas válvulas para amplificar o sinal ao contrário da amplificação SE. No Push-Pull o sinal é dividido ou “partido” pelo inversor de fase para criar um sinal fora de fase, assim uma válvula amplifica o sinal em fase e a outra o sinal fora de fase que depois na saída são combinados. O problema é que este circuito desintegra “o todo” e utiliza duas válvulas que nunca são completamente iguais uma à outra e que inevitavelmente amplificam o sinal de forma diferente, introduzindo distorções temporais. Por sua vez o inversor de fase não é cem por cento perfeito e introduz também distorções de fase. Facilmente se percebe que esta forma de amplificação tão divulgada e usada pela maior parte dos fabricantes de Áudio é muito mais complexa e manipuladora do sinal Musical do que a amplificação SE. Compreende-se que o nosso ouvido e o nosso cérebro detectem os cortes e as colagens que o sinal musical sofre por esta forma de amplificação. O resultado é um som, duro, metálico, comprimido, agressivo, cansativo, pouco envolvente e natural!
Existem sem dúvida fabricantes de Áudio a produzir circuitos de amplificação Push-Pull com qualidade sonora, mas quando se comparam por exemplo com um bom amplificador Single Ended tudo o que descrevi fica claro como a água!
Muitas são as vantagens dos circuitos SE que podem ser desenvolvidos de uma forma mais simples, com menos componentes no sinal e sem o manipular. Há mais possibilidades de cometer erros num amplificador com um circuito mais complexo do que num circuito simples como é a amplificação SE. Como todos os componentes passivos afectam o sinal, é fácil concluir que quanto menos componentes houver melhor e mais “intacto” fica o sinal musical. Outro aspecto importante na amplificação SE é que este não cancela harmónicas no som ao contrario da amplificação Push-Pull que devido ao seu funcionamento e divisão do sinal reduz as distorções harmónicas e as harmónicas de 2ª ordem no som Musical. Isto cria uma espécie de desequilíbrio harmónico o qual é muito menos agradável ao ouvido humano do que o aumento das harmónicas de 2ª e 3ª ordem que o SE produz. Pelo contrário o SE produz um som muito mais agradável ao ouvido pois ao não cancelar harmónicas reproduz o som de uma forma mais real e harmonicamente natural pois as harmónicas fazem parte da natureza e do timbre dos instrumentos musicais. Acrescentando harmónicas à musica é como reproduzi-la simultaneamente em outras oitavas o que irá melhorar a percepção dos timbres dos instrumentos das subtilezas e dos detalhes no som musical.